top of page

Mangá: Termo utilizado para histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês, com leitura ocidental, da direita para a esquerda.

One-shot: Termo utilizado para mangás que contenham somente um capítulo entre 15 e 60 páginas, não fazendo parte de uma série, postado de uma só vez.



Gêneros por público-alvo

Shounen: História para rapazes novos, até aos 18 anos. É caracterizado por ter muita ação, algum humor e protagonistas masculinos, com bastante ênfase no valor da amizade.

Shoujo: Histórias para garotas novas, até aos 18 anos. Abrange uma variedade de estilos narrativos e gráficos, mas foca-se quase sempre em relações românticas e emoções.

Josei: História para mulheres dos 18 aos 30 anos. Por norma, foca-se em histórias e experiências de mulheres japonesas, abordando o romance de uma forma mais realista.

Seinen: Histórias para homens dos 18 aos 30 anos. Por norma, mais sofisticado que os animes shonen, desenvolvendo mais extensivamente as personagens e as suas interações e tendo menos ação e sendo mais focado na realidade. De uma maneira geral, são mais maduros, podendo incluir conteúdos mais psicológicos, satíricos, violentos, sexuais.

Kodomo: História para crianças de ambos os gêneros. Normalmente de caráter moralista, ensinando bons comportamentos às crianças. Por norma são constituídos por episódios soltos, para mais fácil atração das crianças.



Gêneros por tema

Ação: Inclui artes marciais ou lutas em geral. O gênero aventura está muito associado à ação pois muitos animes de aventura incluem guerras ou batalhas.

Drama: Inclui animes de caráter mais sério ou românticos, ou seja, animes que se focam em relações, em amadurecimento, autodescoberta, etc.

Comédia: Inclui animes cuja finalidade é o humor. Pode incluir paródias a outras séries ou aspectos culturais em geral.

Ficção Científica: Inclui argumentos futuristas ou focados em tecnologia ou robots/mechas.

Horror: Inclui argumentos de terror ou focados no sobrenatural e no oculto.

Desporto/Jogos: A premissa tem por base um desporto, seja ele futebol, basebol, etc ou um jogo de cartas ou tabuleiro.

Mecha: Refere-se a séries com robots, na sua maioria, pilotados por humanos.

Pós-Apocalíptico: Também referido como cyberpunk. Refere-se a mundo futuristas, com tecnologia avançada e normalmente associados a uma sociedade decadente que passou por uma mudança socioeconômica radical.

 

Space Opera: A ação passa-se nos espaço ou num planeta distante e a série é caracterizada por cenários exóticos, personagens e argumentos épicos.

Histórico: Histórias que têm lugar em períodos históricos.

Magical Girlfriend: Normalmente centram-se numa relação entre um rapaz humano absolutamente normal e uma garota não tão normal. Ela poderá ser um extraterrestre, uma bruxa, uma deusa, um demônio ou ter qualquer outra peculiaridade sobrenatural.

Harem: Um tema comum, onde o protagonista é perseguido/assediado por várias garotas.

Slice-of-Life: Literalmente, "um pedaço de vida". Animes que se centram no cotidiano das suas personagens e na maneira como lidam com as situações do dia-a-dia em que se envolvem.

Vida escolar: Histórias que têm lugar na escola, sendo os/as protagonistas adolescentes.

Mahou Shojo: ou "Garota Mágica". Este tipo de anime tem como protagonistas garotas que possuem poderes especiais, sejam eles quais forem.

Mahou Shonen: Versão masculina do tema acima descrito.

Ecchi: Histórias com algum conteúdo sexual, mas muito vago. As personagens, por norma, femininas, podem aparecer com roupas reduzidas ou mesmo parcialmente nuas, mas não existe qualquer relação sexual explícita.

Shojou-ai: Histórias que lidam com relações românticas entre garotas mas sem conteúdo sexual explícito.

Shonen-ai: O equivalente masculino do sub-gênero acima descrito.

Hentai: História pornográfica. Contém conteúdo sexual explícito.

bottom of page